Zaciss

Será?...

Textos


O que levaria uma Professora à sala de aula do Ensino Fundamental aos setenta e um anos?

 

As políticas públicas do Estado de São Paulo reduziram o quadro do Magistério a meros prestadores de serviços na escalada da desconstrução da Educação Pública. Salários baixíssimos! Com a aposentadoria, os valores perdem dois terços do salário.

Sem contar as péssimas condições de trabalho. Conheço Escolas  que não contam com a Sala dos Professores, ambiente primordial para a socialização nos intervalos , uma respirada, um gole de água. Não oferecem...sequer...uma xícara de café para esquentar a garganta do Professor submetido a longas jornadas de trabalho na Escola e na preparação das aulas. Expostos à classes com quarenta e cinco, cinquenta alunos apinhados dentro de uma sala, muitas vezes, sem ventiladores, janelas emperradas, ...

Escolas pintadas com  as cores  marrom, cinza, verde escuro...retratam o etéreo interior, o vazio existencial contido nos ocultos pensares , nos olhares sem horizonte.

Todo esse disparete vem acompanhado da falta de funcionários, como inspetores de alunos, pessoal da limpeza, até merendeiras.

E um item que sempre me incomodou...a insdisponibilidade de papel higiênico para os alunos.

 

Atualmente, os gestores ocupam a função designados pela governança, sem concursos, sem atualização, sem conhecimento na área da gestão em Educação e gestão pública. Raros são os diretores de escola concursados, atualmente.

Gestores autorizam e exigem jornadas diárias de até doze horas para um Professor, dentro das condições infelizes acima descritas.

Educar é um ato de amor. O amor exige cuidados, acolhimento, reconhecimento, relação dialógica.

 

Triste.....quando uma Professora, com idade avançada, residente na Capital, com elevado custo de vida, se submete às condições inóspitas de trabalho, para garantir a sua sobrevivência.

 

A dicotomia social deste País é um tristeza sem limites. Ninguém pode educar se sentindo inseguro, baixa estima, desprezado, humilhado e exposto à violência, à morte.

 

O tratamento dispensado à Educação Pública no Estado de São Paulo configura o desprezo à pobreza, ao povo que alimenta a vaidade de governantes, que mesmo antes da posse, majoram seus salários em mais de cinquenta por cento.

Governantes que sabem... que povo educado pensa...e se pensar suas eleições correm risco.

 

Meus sentimentos à Família.

Minhas homenagens à Senhora Professora Elisabeth Tenreiro,

assassinada hoje, dentro da sala de aula, com a chamada dos alunos 

nas mãos.

 

 

 

 

 

 

 

Zaciss...

Elza Francisco, Diretora de Escola aposentada.

47 anos de trabalhos  dedicados  à Educação Pública.

Aposentada há 10 anos.

zaciss
Enviado por zaciss em 27/03/2023
Alterado em 15/08/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras